sexta-feira, 13/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Entrevistas » Entrevista de Stephenie Meyer para o Hypable

Entrevista de Stephenie Meyer para o Hypable

Original: Epic Reads
Tradução: Monique
Revisão: Bru ‘Duda’ Fernández

Stephenie Meyer fala sobre Vida e morte, os futuros spinoffs de Crepúsculo e as casas de Hogwarts.

O fandom de Crepúsculo continua vivo e bem, obrigada. Andando pela parte baixa de Los Angeles em uma quarta à tarde, eu presenciei algo que não via em sete anos na The Last Bookstore: uma fila em torno do quarteirão para celebrar o lançamento de um novo livro de Crepúsculo. Stephenie Meyer estava comandando o último de quatro eventos para divulgar a nova história de Crepúsculo com os personagens trocados Beau e Edyth de Vida e morte.

Hypable – Você fez a Beyoncé com esse lançamento.
Stephenie Meyer – Essa realmente não era a intenção. Beyoncé é a grande chamada, não é? “Vamos apenas, apenas lançar esse desapercebido” — foi o que eu pensei, mas não aconteceu exatamente dessa forma.

Hypable – Você estava nervosa com o lançamento, que o segredo pudesse vazar?
SM – Oh sim, nós tivemos cinco ou seis vazamentos, e é por isso que as fãs de Crepúsculo são tão incríveis. Houve um grupo de pessoas que viram alguns anúncios que saíram antes, livros que foram colocados antes nas livrarias, e nosso marketing entrou em contato e pediu, “Ei, vocês poderiam manter essa informação em segredo por mais alguns dias?” “Claro,” eles o fizeram. Completamente. Eu acredito que não existem muitas pessoas que fariam isso. Os fãs de Crepúsculo são incríveis.

Hypable – Estava na Barnes & Noble, no dia do lançamento, assim que a livraria abriu, e os livros já estavam enfileirados. E fiquei tipo, “Como isso não vazou na noite anterior? Isso é incrível.”
SM – Isso é fofo.

Hypable – Então, já fazem 10 anos. Eu me tornei fã em 2007.
SM – Então você está nessa há um bom tempo.

Hypable – Sim, mas o décimo aniversário me surpreendeu porque eu estava, “Wow, os livros já existiam desde antes de 2007”. Quando você percebeu que Twilight seria um fenômeno?
SM – Me surpreendi em muitos pontos. Quando o livro saiu e eu entrei na lista do The New York Times, eu não era ninguém. Não existia razão para que as pessoas o lessem. Nenhuma de verdade. E isso foi como algo muito grande. Para mim isso era tudo. Eu não precisava de muito mais que isso. E então conforme as coisas foram ficando maiores, foi sempre um choque. Sou incrédula. Eu não sei porquê. (Risos)

Hypable – Houve aquele momento quando de repente você pensou, “isso é grande”?
SM – Talvez quando nós começamos o filme e todos os envolvidos me falavam, “Geralmente não temos fãs ao redor do set o dia todo esperando para ver as pessoas. Isso não é normal.” Isso surpreendeu os diretores e me surpreendeu.

Hypable – Você tem algo de Crepúsculo que signifique muito para você?
SM – Eu tenho a pedra principal do chão da torre Volturi onde Wyck Godfrery, que era um dos produtores, a pegou e escreveu nela para mim, eu realmente gostei disso. (Nesse momento Stephenie tem um enorme sorriso no rosto.)

Hypable – Se você fosse escrever sobre outro personagem do mundo de Crepúsculo, quem seria?
SM – Eu acho que se realmente fosse fazer isso seria Renesmee. E Leah. Estes são os dois personagens que mais ficaram sem resolução. Se fosse fazer — se não fosse pelo meu entretenimento — os fãs optariam pela Alice, eu acho. Esta seria a personagem que eles realmente pediriam.

Hypable – E os curtas de Alice são meus favoritos.
SM – Eles foram bons. Bem bons. E foi muito legal de ver porque tivemos três diferentes partes da vida de Alice. E como se fosse um mini filme dela.

Hypable – Com Vida e morte você trouxe a troca de gênero para sua série. Os fãs, inclusive eu, querem saber: você poderia escrever uma história alternativa sobre Bella e Jacob?
SM – Eu poderia! Sim, eu poderia. Acho que as pessoas enlouqueceriam, ficariam bravas comigo. Porque os fãs realmente apoiam Edward e o fato de que sempre existiu uma história alternativa que poderia ter acontecido não mudou em nada, mas para muitas pessoas eu acho que seria como se eu estivesse afirmando, “Olha, [Edward/Bella] não aconteceu de verdade, é assim que deveria ser.”, quando na verdade seria, “É assim que seria se tivesse acontecido.”

Hypable – Então acho que isso significa que também não existe uma chance de Edward ficar com Jacob.
SM – Não, não, eu não escrevi essa história na minha cabeça.

Hypable – Voltando para Renesmee, muitos fãs querem saber o que aconteceu com Renesmee e Jacob depois do fim de Amanhecer.
SM – E essa seria a história, se eu fosse escrever sobre isso. Se fizer isso. Então não te contarei por causa das chances que eu tenho de escrever sobre isso.

Hypable – Você pensou nisso? Sua mente foi nesse caminho?
SM – Oh sim, existe uma linha. Existem vários capítulos escritos. Isso é algo que estava trabalhando antes de Amanhecer ser lançado.

Hypable – Como são Edward e Bella como pais de Renesmee?
SM – Acho que eles seriam ótimos pais, mas eu também acho que seria muito difícil porque — isso é na verdade interessante, porque agora estou no meio de uma crise na minha vida porque meu filho mais velho está saindo de casa. Ele fez 18, se mudou e isso tem sido devastador de uma forma que não tina imaginado. Então ter um filho que cresce muito rápido, você não tem tempo (para curtir com eles), eu acho que isso seria amedrontador.

Hypable – Você diria que Edward e Bella como pais seriam como Charlie e Renee ou…
SM – Oh não, eles são muito mais protetores que isso. Eles ficariam mais… de olho.

Hypable – Você disse na semana passada na New York Comic Con que Grey da E. L. James colocou uma pausa em Midnight Sun. Então estou imaginando o que será necessário agora para que esse livro seja lançado?
SM – Estou trabalhando nele. Não o engavetei completamente por causa disso. Foi apenas que — eu estava contando essa história — e senti como se ela estivesse amaldiçoada. Porque toda vez que começo a mexer nela, algo acontece e eu apenas, hunf. Mas… minha mãe vai me matar se eu não escrever. Isso é mais verdadeiro do que você pensa. Isso é tudo que ela quer de mim. Todo aniversário, todo presente de Natal que dou, ela começa, “você sabe o que eu realmente quero”. Essa é a minha vida.

Hypable – Quero lhe perguntar sobre isso. Quais são as outras coisas que a sua mãe faz para que você se lembre de que ela precisa disso?
SM – Qualquer coisa que aconteça. É como um tópico de conversa. Vida e morte, ela não entende porque eu o escrevi ao invés do outro. Eu acho que muitas pessoas não entendem. (Risos)

Hypable – Você sentou para conversar com a sua mãe para contar a novidade?
SM – Não, eu dei uma cópia para ela. Eu disse, “ei, é nisso que estou trabalhando”. Ela sabia que estava trabalhando nele porque eu não tinha muito tempo. Pela primeira vez na minha vida eu realmente deixei as crianças com meu marido, e sai por uma semana, sozinha, totalmente sozinha. Acontece que não é o melhor cenário para escrita porque acho que não devo ter comido por uma semana inteira. Eu não sabia que dia era — era 0 meio da noite — eu não saia. Então ela sabia o que eu estava fazendo, dei uma cópia e ela disse, “Não tem o Edward aqui”.

Hypable – Então, seus comentários na semana passada na New York Comic Con foram uma boa surpresa para os fãs, que você realmente voltou a escrever Midnight Sun.
SM – Isso é bom.

Hypable – Então é justo dizer que um dia…
SM – Espero que sim. Como eu disse, encontrei com um problem com algo que não deu muito certo. Estou realmente presa nessa conversa que eles tiveram. Estava escrevendo pela perspectiva de Bella, ele estava fazendo algo e você entende que existe algo na cabeça dele, porque ele está agindo desse jeito. Mas se eu tivesse escrito isso pela perspectiva dele primeiro eu teria que mudar muitas conversas porque elas não terminaram do jeito que eu gostaria. Então isso é frustrante.

Hypable – Você pode me dizer — você afirmou que escreveu alguns parágrafos — quais eram?
SM – Era o dia que Edward deixou a escola cedo logo antes do fim de semana na floresta.

Hypable – Sobre outros projetos. A Hospedeira. Existe uma conversa sobre uma sequência. Isso seria…
SM – Está parcialmente escrito. É nele que estou lidando com o mais frustrante bloqueio criativo, pois sei tudo que acontece. Talvez eu precise gravar tudo e pedir pra outra pessoa digitar tudo. Eu não sei.

Hypable – Você também revelou recentemente que está trabalhando em um livro em separado?
SM – Eu tenho um livro que está em fase de edição. Escrevi o livro, eu tenho meu pacote de edição. Isso vai me matar. Mas é — não é YA. Não é fantasia. É um thriller baseado nos dias de hoje — é realista como os filmes de Jason Bourne. É nesse tipo de existência um pouco aumentada.

Hypable – É para adultos?
SM – Ele não será — digo, muitas pessoas morrem — mas não é muito forte. Não é algo que os fãs mais novos não possam ler.
(Stephenie disse mais tarde que espera que o livro seja publicado em 2016.)

Hypable – E as novidades nas produções da Fickle Fish. Qual sai primeiro?
SM – Eu não sei. Estão todos alinhados no momento. Tanto Down the Dark Hall ou Anna Dressed in Blood são o começo, vamos ver. Poderia ser qualquer um.

Hypable – Perguntas rapidinhas do fandom agora. Você assiste Game of Thrones? (Ia perguntá-la sobre Jon Snow.)
SM – Não.

Hypable – Leu os livros?
SM – Não. Eu não posso te ajudar!

Hypable – Qual é sua casa de Hogwarts?
SM – Eu acho que eu seria Corvinal.

Hypable – Você já imaginou em que casa estariam Edward, Bella, Jacob?
SM – O Edward seria Grifinória, Bella seria Lufa-Lufa, Jacob seria Lufa-Lufa também. Alice é Corvinal. Provavelmente poderia nomear a casa de todos eles.

Hypable – E a Renesmee?
SM – Ah, uau. Ela poderia escolher qualquer casa que quisesse, eu acho. Ela tem de tudo.

Hypable – Qual foi o último livro que você leu?
SM – O último que li foi Far Far Away de Tom McNeal. Eu amei.

Hypable – Você conheceu a Rainbow Rowell na semana passada.
SM – Sim!

Hypable – Você leu Fangirl ou…
SM – Oh sim, li todos os livros dela. Meu preferido é Anexos.

Hypable – Você tem assistido algo na TV ultimamente?
SM – Tenho sim… Você vai tirar sarro de mim, mas eu finalmente estou vendo Battlestar Galactica. E estou apaixonada. Sabia que ia amar, e foi por isso que eu não tinha começado. Terei que dar um fim nisso para que eu possa editar. E isso está acabando comigo.

Hypable – Esse é seu programa de TV favorito agora?
SM – Eu não sei, eu sou uma grande fã de Supernatural. Uma nova temporada começou agora, é um outro problema.

Hypable – E existem muitas temporadas dessa série.
SM – Sim, existem.

Hypable – Finalmente: maçãs vermelhas ou verdes?
SM – Para comer? Verdes. Definitivamente.

Hypable – Então deve ter sido muito legal ter colocado uma maçã verde na capa de Vida e morte.
SM – (risos) Funcionou, ficou legal.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*