sexta-feira, 13/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “After – Depois da promessa”, de Anna Todd

Resenha: “After – Depois da promessa”, de Anna Todd

Livro: Depois da promessa (#05)
Série: After
Autor: Anna Todd (@imaginator1dx)
Páginas: 448
Editora: Paralela
Tradução: Carolina Caires Coelho
Resenha por: Bru Fernández
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Americanas Amazon

Bem quando Hardin acreditava já ter enfrentado todos os fantasmas de seu passado, um terrível segredo sobre seus pais é revelado, despertando os seus piores demônios internos.
Tessa sabe que só ela tem o poder de aliviar todos os sentimentos de raiva, traição e confusão que afligem seu amado badboy. Só ela sabe como salvá-lo de seu ciclo autodestrutivo. Mas dessa vez ela não pode. Porque, quando menos espera, sua vida é para sempre alterada por uma tragédia.

Hardin e Tessa prometem lutar com todas as suas forças para que o destino não os separe para sempre. Mas o que acontecerá quando suas forças chegarem ao fim? Depois da promessa… qual será o desfecho dessa história?

ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro da série e a resenha pode conter spoilers! Confira nossas resenhas anteriores dessa série, clicando na capa desejada:

“‘Se duas pessoas se amam, não pode haver um final feliz’, ele responde baixinho. (…) ‘Não venha citar Hemingway para mim’, digo.”- p. 45

Depois de me aventurar na leitura dessa série em 2015 acredito que eu possa dar para Anna Todd o título de rainha do cliffhanger. Todos os volumes terminaram com uma revelação bombástica, daquelas de deixar a gente enlouquecida pela continuação. Apesar de isso não ter acontecido com o final desse volume (ainda bem, hehe) a narrativa ainda é carregada de emoções e reviravoltas, deixando os leitores inseguros sobre o final da série até as últimas páginas.

O livro começa exatamente no momento que o anterior terminou com a grande revelação sobre quem é o verdadeiro pai biológico de Hardin, uma das minhas reviravoltas preferidas da série, aliás. E como sempre acontece quando essas bombas caem, Hardin começa a se fechar e tenta, mais uma vez, afastar Tessa da sua vida.

Falei muito sobre o crescimento do casal principal ao longo dos livros, principalmente do crescimento e mudança de Hardin, porém o crescimento pessoal mais válido nesse último volume é o de Tessa. A jovem passa por poucas e boas – e não estamos falando apenas sobre o seu relacionamento com Hardin e sua dificuldade de se relacionar com a própria mãe dessa vez – e foi a vez dela expandir seus horizontes, cair e saber levantar e tomar decisões sobre o rumo de sua vida. Outra vez a garota passa por poucas e boas durante a narrativa, porém dessa vez ela percebe todos os erros que vem cometendo.

O que eu gosto muito nessa série é o senso de realidade que ele traz. As personagens, as situações e os relacionamentos são muito reais justamente por estarem muito longe da perfeição que muitas vezes vemos nos romances. São pessoas reais, lidando com situações confusas e complicadas, assim como nós muitas vezes temos que lidar. Isso tornou os personagens de apoio da série mais carismáticos ainda. É impossível não gostar de alguns, amar outros e se irritar com outros. Quem não gostaria de ter uma Kimberly na vida para nos dar conselhos, nos fazer rir e dividir uma garrafa de vinho quando mais precisamos? Ou de ter um amigo incrível como Landon que sempre está pronto para nos ouvir, mas que não deixa de falar algumas verdades que precisamos ouvir?

Gostei bastante do rumo que a história tomou no final, apesar de achar que o final foi meio “corrido”. Não sou a maior fã de histórias que terminam pulando o tempo de anos em anos, estilo novela da Globo. Mesmo assim achei o desfecho coerente e muito legal. E para vocês que leram a fanfic: já me avisaram que o final é completamente diferente. ;)

Para uma autora iniciante, Anna conseguiu criar um universo bem estruturado, intrigante e delicioso de ler. Estou ansiosa para ler suas novas obras que expandem a história de After. Agora, nada melhor do que as próprias palavras de Anna Todd (ou do próprio Hardin) para finalizar essa resenha dessa série incrível que me conquistou de uma forma que eu realmente não esperava.

“É o tipo de história de amor que lida com problemas de verdade. Não é uma história sobre perdão e amor incondicional, e mostra quanto uma pessoa consegue mudar, mudar de verdade, se tentar bastante. É o tipo de história que prova que qualquer coisa é possível quando se trata de recuperação.”- p. 400

Nos vemos no lançamento de Before em 2016! Já estou animada e vocês?


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*