domingo, 15/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Maluquinho por esporte”, de Ziraldo

Resenha: “Maluquinho por esporte”, de Ziraldo

Livro: Maluquinho por esporte
Série: Menino Maluquinho
Autor: Ziraldo
Editora: Globinho
Páginas: 112
Tradução:
Resenha por: Bru Fernández
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Folha Amazon

É impossível pensar em esportes sem pensar na emoção da torcida, da superação e do espírito de equipe. Ou esquecer que estamos a menos de um ano dos Jogos Olímpicos de 2016. Inspirado pelo clima olímpico, o Ziraldo criou uma série de histórias em que a Turma do Menino Maluquinho corre, salta e compete em jogos que existem e esportes inventados que são pura diversão.

Maluquinho por esporte traz Julieta, Bocão, Sugiro, Careca, Herman e Maluquinho competindo e aprendendo um pouco mais sobre diferentes esportes. Entre as histórias em quadrinhos, as crianças acompanham O Livro Dourado dos Recordes Imbatíveis que destaca os grandes momentos “brincativos” da turma, como o dia em que Bocão correu mais rápido da sala de aula até o primeiro lugar na fila da merenda ou quando Maluquinho, Juju e Bocão se superaram pulando o muro para pegar frutas no terreno vizinho.

Ziraldo mostra às crianças que praticar esportes vai muito além da aula de educação física e apresenta modalidades como a ginástica, natação, o tênis e o vôlei de praia de forma divertida, estimulando os pequenos a experimentarem diversas modalidades até descobrirem qual a sua preferida.

Apesar da paixão que tenho pela leitura – e por quadrinhos – desde pequena, confesso que nunca tinha lido nada do Ziraldo. Triste, eu sei. Mas sempre consumia as histórias da Disney (Mickey, Donald e o resto da turma) ou então os eternos gibis da turma do Limoeiro. Porém, não podia fazer a minha estreia com o Ziraldo com tema melhor: esportes.

O que eu mais curti nesse livro foi o fato do autor dar destaque para os mais variados esportes, deixando um pouco o tão falado futebol de lado. Faz sentido, afinal esse ano temos as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Mas também faria sentido se não tivéssemos esse evento em nosso país. Acredito que já passou da hora dos outros esportes ganharem maior destaque, não só na mídia, mas também na vida das pessoas. Nada melhor do que começar a introduzi-los às crianças!

O livro conta com várias histórias bem curtas porém muito bem construídas e contadas. Entre as histórias existem os relatos de alguns dos recordes da turma do Maluquinho, alguns hilários, diga-se de passagem. Um livro impecável para as crianças de todas as idades e sexos. Diversão garantida e uma ótima forma de distrair a criançada nessas férias!


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*