quarta-feira, 16/01/2019
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Encontro de Livreiros da Cia das Letras 2016

Encontro de Livreiros da Cia das Letras 2016

No último dia 22 participamos do Encontro de Livreiros da Companhia das Letras e pudemos conhecer todas as novidades que vem por aí. Acredite, o negócio vai ser bombástico!

Cia das Letras

O evento contou com participações de webcelebridades como PC Siqueira e Jout Jout, que tiveram um papo super bacana sobre fama e seus canais com algumas das editoras da Companhia das Letras. A conversa aconteceu depois da apresentação de dois livros de youtubers que vem por ai, o primeiro do Lucas Rangel que estreia sua carreira literária com um livro chamado O sensacional livro antitédio do Lucas Rangel. O livro promete realmente ser antitédio pois, segundo a editora, o livro é uma mistura dos seus principais personagens, como a Mãe, o Professor e a Menina Burra, e uma interatividade com o público que é de costume do Lucas no seu canal. Agora como essa interatividade vai acontecer através das páginas do livro, isso você vai ter que esperar para ver.

A rebelde do desertoOutro youtuber que vem com livro esse semestre é o já conhecido Rezende Evil que em abril lança o segundo volume da sua saga, De volta ao Jogo. Esse livro é uma grande aposta para o público entre 10 e 12 anos que não gostam muito de ler mas que são viciados em vídeo games e jogos de computador. Rezende Evil ficou famoso por ter criado um personagem dentro do jogo Minecraft, que se tornou um dos personagens do livro. O autor um dia acorda e percebe que está dentro do jogo e conhece seu próprio avatar.

Continuando com o nosso assunto favorito, as séries, mas deixando de lado o mundo dos youtubers, a Companhia das Letras apresentou a sua nova aposta: A rebelde do deserto, de Alwyn Hamilton. O primeiro volume será lançado em abril e combina a mitologia árabe com faroeste. Amani é uma garota forte que vive no deserto de Miraji, um lugar governado por humanos mas cercado por criaturas míticas. O maior sonho de Amani é sair daquele lugar e escapar de um casamento que está sendo arranjado *pausa dramática* com o seu próprio tio! Para conseguir isso ela participa de competições de tiro e começa a juntar dinheiro. O que Amani não imagina é como ela acabará saindo de Miraji. O livro promete agradar os fãs de outra série queridinha do grupo: A rainha vermelha.

Falando em A rainha vermelha, não vai achando que não temos novidades sobre essa série, não! A Companhia das Letras acabou de lançar o segundo volume da série, Espada de Vidro. Esse volume é cheio de lutas e rebeliões. Mare acaba descobrindo que ela não é a única de sangue vermelho com poderes e decide construir um verdadeiro exército para enfrentar o Rei. Pouco emocionante, né?! Em abril teremos resenha no site ;)

After #06 - BeforePara os fãs do fenômeno After tem novidade também! O sexto, e último livro, foi lançado dia 11 de março e conta a história que vocês já conhecem dos livros anteriores só que, dessa vez, através dos olhos de outros personagens. Sabe qual a melhor parte? Nesse livro descobrimos mais sobre o passado de Hardin e o que aconteceu depois entre ele e Tessa. Muito amor, né?! Será que vamos odiar ou amar Hardin dessa vez?

Se você procura uma série com menos romance e muito suspense, o rei Stephen King está de volta com uma trilogia de terror psicológico. O primeiro volume leva o nome de Mr. Mercedes(que nós já resenhamos pra vocês aqui!) – e conta a história de um detetive que investiga um atropelamento que matou inúmeras pessoas na fila de uma feira de empregos. As investigações não parecem ir muito bem até ele receber uma carta de um tal Assassino do Mercedes confirmando a sua autoria no atropelamento. A partir daí o livro vira uma verdadeira história de gato e rato entre um detetive quase aposentado e um assassino psicótico.

Ok, o clima ficou pesado. Vamos voltar ao romance, então? Vem aí, em abril, o último livro da série de Sylvia Day, Todo seu. O livro é aguardado pelos fãs há mais de um ano e finalmente ele será publicado, e para a felicidade geral, ele é o mais longo de todos. Como está sendo a vida dos nossos personagens depois do casamento? Eu já adianto: nada fácil mas, como superar isso e manter o amor?! O livro já está em pré-venda, corre para garantir o seu!

A seleção (#05) - A coroaOutra saga que chega ao fim é a nossa querida A seleção. No último livro, A coroa (lançamento em maio!), entramos em uma nova era. Passaram-se vinte anos, America e Maxon são pais de uma menina e ela será a primeira princesa a passar por sua própria seleção. Será que a filha desse casal fofo vai conseguir encontrar entre os trinta e cinco pretendentes o seu par ideal?! Já estamos mordendo as paredes de vontade de ler esse livro.

Quer uma série sobre governo mas, que não seja fictício que nem o de A seleção?! A Companhia das Letras tem também. Vem aí mais um livro da série com quatro volumes do presidente Fernando Henrique Cardoso. A série Diários da Presidência é a transcrição de áudios gravados pelo presidente semanalmente durante os anos que estava no comando do nosso país. Independente da posição política do leitor, o livro é uma ótima pedida para quem tem interesse em política e história. Os livros transparecem o cotidiano do presidente, as alianças e os inimigos que surgiram na época. O terceiro volume será lançado no segundo semestre e o quarto, e último, no começo de 2017.

Uma novidade maravilhosa que vem por aí é a reedição do novo autor da Companhia das Letras. Novo na editora mas, velho conhecido nosso, Oswald de Andrade. Teremos uma nova coleção de todas as suas obras com capas maravilhosas e, na quarta capa, a cópia das capas originais dos livros, pintados por Tarsila de Amaral.

As apostas que não são série da Companhia das Letras também são muito interessantes. Começando por A resistência, de Julián Fuks. Ele esteve presente no encontro e leu um pedacinho do seu novo livro. Fuks escreveu esse livro inspirado na história de seu irmão adotivo. Durante a Guerra Suja, o regime militar que aconteceu na Argentina, os pais de Fuks adotaram um menino, seu irmão mais velho e logo depois foram exilados e mandados para o Brasil. A história de Fuks começa a partir do seguinte pensamento ‘se ele não é filho biológico dos meus pais, ele é filho de quem?’. Na época da guerra era um costume que os filhos dos militantes contra o governo fossem sequestrados pelos militares, com isso Fuks reflete sobre o caso do seu irmão e imagina a possibilidade dele ser um desses casos.

Outra aposta baseada na própria história do autor é Noite dentro da Noite, de Joca Terron. Quando era criança Joca, brincando de esconde esconde, bateu a cabeça tão forte que chegou a ter convulsões e ficou em coma. Depois que acordou precisou tomar remédios fortes para não ter outras crises e com isso perdeu basicamente grande parte da sua memória. No seu novo livro Joca conta a história de um garoto que esquece seu passado e começa a investigar se seus pais são realmente seus pais. Um livro emocionante que pode ser um bom presente para aquela pessoa especial da sua família.

Ainda no assunto família, temos um YA muito bacana e super aguardado pelos leitores vindo por aí, Na estrada Jellicoe, de Melina Marchetta. O livro conta a história de Taylor, uma menina que foi abandonada ainda bebê na estrada da pequena cidade de Jellicoe. A cidade vive sendo palco de guerra entre três grupos, os estudantes do internato, onde Taylor vive depois de ter sido resgatada por Hannah, os adolescentes da cidade e os alunos de uma escola militar que acampam na região todos os anos. Óbvio que rola um romance no meio dessa confusão toda mas, para dar mais emoção a tudo, também rola suspense. Hannah desaparece repentinamente deixando para trás apenas um manuscrito que narra a história de cinco crianças que viveram em Jellicoe dezoitos anos atrás. Onde será que Taylor e esse manuscrito se cruzam? O que ele tem a ver com Taylor e com o desaparecimento de Hannah?

A maior aposta da Companhia das Letras é um dos livros mais esperados do ano, Cidade em chamas de Garth Risk Hallberg. O livro foi vendido para a editora americana por milhões de dólares, um dos livros mais caros já comprados por uma editora. Sabe qual o motivo disso? Quando o autor mandou o manuscrito para as editoras todas elas amaram o que leram e isso gerou uma verdadeira briga para ver quem lançaria o livro. Imaginem o que não vem por aí, né?! Acho que o que mais chama a atenção no livro é a mistura que o autor fez que deixa todo mundo curioso e maluco. No livro conhecemos a história de dois herdeiros de uma verdadeira fortuna, Regan, uma mulher certinha que se vê numa crise quando descobre a traição do marido, e William, a ovelha negra da família e fundador da primeira banda de punk rock americana. No meio da história dos dois personagens surgem figuras e acontecimentos estranhíssimos, como um nerd fanático pela vocalista da banda de William e um crime. O livro é cheio de personagens marcantes do final da década de 70 em Nova York, como os roqueiros, ativistas e gays. Cidade em chamas é um livro de ficção que usa como base um momento histórico importante e o autor soube misturar isso muito bem. Estamos ansiosa por abril para ler esse livro!

Para poder viverPorém, o livro mais esperado pela nossa equipe para esse semestre não é nem série, nem ficção. Estamos ansiosas por Para poder viver, de Yeonmi Park. Yeonmi é uma garota que nasceu na Coréia do Norte e conseguiu escapar de uma das ditaduras mais sanguinárias do planeta. Nesse livro Yeonmi conta a história da sua vida. O que pode ser mais interessante que isso? Yeonmi conta como conseguiu escapar de seu país natal, como, quando tinha 5 anos, viu a mãe do amiguinho ser executada por ter assistido um filme de Hollywood, como foi obrigada a ver a sua mãe se deixar ser estuprada por um chinês que as ajudava a escapar do país para defender Yeonmi, que na época tinha 13 anos. Não há dúvidas da importância desse livro e menos dúvidas ainda de que Yeonmi merece o título de ‘Nova Malala’ que recebeu da mídia. Vem aí mais um livro sobre uma mulher forte que enfrenta algo muito maior do que imaginamos.

Sobre Karol

Atriz ruiva tão viciada em Shakespeare que foi até parar lá no palco do Globe Theatre de Londres de tanto que encheu o saco! Sem papas na língua,que sempre dá preferência a livros históricos e com culturas diferentes. Não leu Harry Potter ou Senhor dos Anéis, jogou Crepúsculo longe no meio do segundo livro mas é capaz de devorar qualquer livro que contenha um rei, um indiano ou um espírito no meio. Estranha, usa personagens românticos como referencia quando briga com o namorado, transforma tudo em um drama histórico e deseja silenciosamente transformar todos os livros que lê em filme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.