quinta-feira, 17/10/2019
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Influências de Shakespeare na obra de Christie

Influências de Shakespeare na obra de Christie

Agatha Christie sempre foi uma grande fã de William Shakespeare e, além de ler e assistir aos seus trabalhos, também fazia cuidadosas referências a ele em algumas de suas próprias histórias. Em sua autobiografia, a autora relembra das vezes que levava seu neto Mathew para assistir Macbeth e As alegres comadres de Windsor nos teatros quando ele tinha onze anos. Os trabalhos de Shakespeare inspiraram centenas de autores e são mencionados em muitos romances e peças. Na verdade, Shakespeare é o autor mais citado nos romances da Rainha do Crime.

Alguns títulos dos livros de Christie foram tirados de trabalhos do Bardo como Ausência na primavera, escrito sob o pseudônimo de Mary Westmacott. O nome vem do Soneto 98: “De ti me afastei na primavera”, ou ainda no original, “From you I have been absent in the Spring”.

O título de Seguindo a correnteza (Taken at the Flood) vem de um discurso de Julio César: “There is a tide in the affairs of men, which, taken at the flood, leads on to fortune.”. O discurso completo também foi usado na epígrafe do mesmo livro.

Também, o título de Cipreste triste veio de uma música da peça Noite de reis e Um pressentimento funesto veio do quarto ato de Macbeth.

O natal de PoirotAs referências às obras de Shakespeare vão além de títulos de livros e, com frequência, estão inclusas como citações nas histórias. Por exemplo, quando o corpo é descoberto em O natal de Poirot, um dos suspeitos recita uma frase de Macbeth:

“Mas quem pensaria que o velho tinha tanto sangue em si?”

Romeu e Julieta são uma tema constante em Os cinco porquinhos e uma das personagens, Elsa Greener, até sugere que “Creio que… realmente… uma pessoa devia espetar um punhal em si mesma… como Julieta.”, depois que o amor de sua vida vem a falecer.

Essas são apenas algumas das inúmeras referências que a Rainha do Crime faz ao Bardo em suas obras. Conhece mais alguma que não foi citada aqui? Deixe nos comentários!

Fonte: AgathaChristie.com

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.