sexta-feira, 24/03/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Por que esta noite é diferente das outras?”, de Lemony Snicket

Resenha: “Por que esta noite é diferente das outras?”, de Lemony Snicket

Por que esta noite é diferente das outras?Livro: Por que esta noite é diferente das outras? (#04)
Série: Só Perguntas Erradas
Autor: Lemony Snicket (@lemonysnicket)
Editora: Seguinte
Páginas: 288
Tradução: André Czarnobai
Resenha por: Cine
Comprar: Saraiva Cultura Amazon

O jovem Lemony Snicket começou seu aprendizado em uma organização misteriosa e partiu para Manchado-pelo-mar, uma cidade decadente onde se criavam polvos para a produção de tinta. Sua excêntrica tutora, S. Theodora Markson, foge no meio da noite para pegar o trem rumo à cidade grande. Agora ele precisa investigar por que ela está indo embora sorrateiramente e quem ela precisa encontrar nesse trem. Mas um crime terrível acontece no meio da viagem?
Quem é o culpado?
Quem são os passageiros – bem suspeitos – do trem?
Por que uma parada não programada acontece?
Será que tudo isso faz parte dos planos do vilão Tiro Furado?
Você descobrirá tudo isso no quarto e último volume da série Só Perguntas Erradas.

ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro da série e a resenha pode conter spoilers! Confira nossas resenhas anteriores dessa série, clicando na capa desejada:

Sabe aquele sentimento do termino de uma série que você fica pensando “Ah podia ter só mais um, né?” foi o que ficou após completar essa divertida história de Snicket. Por que esta noite é diferente das outras? se passa todo em um trem cheio de mistérios, quando S. Theodora Markson simplesmente foge para pegar o trem rumo à cidade grande e Lemony precisa investigar por que ela está indo embora, e também tenta atrair Tiro Furado para uma armadilha. Lógico que nem tudo são flores e as coisas começam a ficar suspeitas demais e algumas coisas vão muito mal.

Acho que o maior mistério dessa série era saber a identidade do grande vilão, Tiro Furado, mas confesso que fiquei meio decepcionada. Decepcionada com o quão rápido foi a revelado e o quão fácil foi sacar quem era ao longo da história. Mas também, às vezes penso que muito dessas coisas “fáceis” demais que Lemony coloca em suas histórias são totalmente propositais para logo depois colocar um desvio na trama.

Esse livro não teve tanto desenvolvimento dos personagens e nem muita interação como nos anteriores, mas Lemony continua aquele menino esperto e ao mesmo tempo inocente, e esse é o motivo principal de eu ter adorado tanto a série. Além de seu sarcasmo e bom humor, amo ler Snicket cometendo erros como um garoto da idade dele cometeria, e apesar disso ainda sim é um personagem extremamente inteligente e engraçado.

Acho que mencionei isso na resenha do livro anterior, mas eu realmente adoro as referências feitas aos personagens de outras séries de Lemony e todas as referências literárias dele, apesar de achar que muitos pré adolescentes – público alvo do livro – não deve saber muito bem quem são os autores mencionados – nem eu sabia alguns.

Eu tive a impressão de algumas coisas na história terem sido apressadas ou meio sem noção, como se Snicket estivesse querendo deixar o livro o mais curto possível, e o final aconteceu mais cedo do que eu imaginei. Não foi o melhor livro da série, e acho que algumas coisas poderiam ter sido diferentes, mas não é isso que todo fã de uma série sempre “reclama”? Como gostaríamos que isso ou aquilo tivesse acontecido. Apesar disso e de não ter obtido todas as respostas que eu procurava, fiquei contente com as que o autor decidiu revelar.

Se eu obtive respostas para todas as minhas perguntas? Não. Mas pelo o pouquinho que conheci de Lemony através dessa série, parece que deixar o leitor intrigado e com gostinho de quero mais é algo que ele ama fazer em seus livros. Se fiquei feliz com as respostas que recebi? Sim. E com certeza volto a recomendar essa série para quem gosta de leituras rápidas, divertidas e inteligentes.


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Cine

Jornalista que trabalha com inglês e viciada em seriados e livros, passa as madrugadas acordada tentando colocar em dia suas mais de 40 séries favoritas, e o resto do dia dando aulas, jogando uno e truco. Faz fansites desde os 12 anos e não consegue largar mão de toda e qualquer rede social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*