sexta-feira, 15/12/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas Fora de Série » Resenha: “Sou fã! E agora?”, de Frini Georgakopoulos

Resenha: “Sou fã! E agora?”, de Frini Georgakopoulos

Faca de águaLivro: Sou fã! E agora? Um livro para quem é apaixonado por histórias.
Autor: Frini Georgakopoulos (@Frini_Georga)
Editora: Seguinte
Páginas: 160
Tradução:
Resenha por: Bru Fernández
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Amazon + ofertas

Um livro para fã nenhum botar defeito!

Fã que é fã adora conversar, discutir, interagir. Mas nem sempre temos por perto um amigo tão fanático quanto a gente para desabafar. Foi pensando nisso que Frini Georgakopoulos, uma fã de carteirinha, escreveu este livro: um manual de sobrevivência voltado para quem é apaixonado por livros, filmes, séries de TV…
Com uma linguagem rápida e divertida, Sou fã! E agora? é uma mistura de artigos breves e atividades interativas que convidam a refletir sobre os motivos para curtirmos tanto as histórias, além de ajudar a descobrir o que fazer com todo esse amor: criar seu próprio cosplay, escrever uma fanfic, organizar um evento, começar um blog ou canal e muito mais!

“O mais legal é que, quando terminamos de ler um livro, enxergamos o mundo fora da página de outra maneira.”

Quem aqui nunca foi/é fanático por algum livro/série de livro, ou até mesmo seriados, filmes, bandas, etc., que atire a sua primeira coleção. Se você nunca foi fã, dê tempo ao tempo. Seu dia há de chegar! O livro de estreia da Frini Georgakopoulos é um guia completo para os fanáticos de plantão e não pode faltar na estante de nenhum amante da literatura! Esse livro é a prova de que não estamos sozinhos e existem muitas pessoas por aí que se envolvem tanto com uma história assim como nós.

Antes de falar qualquer coisa sobre o conteúdo do livro eu PRECISO elogiar o trabalho editorial da Seguinte! O livro é lindo, coloridão e tem uma capa apaixonante que representa várias histórias das quais eu fui/sou muito fã, de Harry Potter e Sherlock Holmes a Crepúsculo e super-heróis da Marvel. Fora o fato do livro ser interativo e contar com vários espaços para o leitor completar e expressar todo seu amor pelos personagens, autores e livros que ele tanto ama.

A escrita da Frini foi algo que me impressionou muito nesse livro, fora a qualidade do conteúdo, mas falo disso logo ali na frente. O tempo todo não parecia que eu estava lendo um livro, mas sim que eu estava batendo um papo com a autora sobre fandoms, literatura e nossos livros/personagens/autores favoritos. Passei algumas horas conversando com o livro no meu quarto, me senti uma doida, mas foi superdivertido!

Outro ponto positivo é a qualidade do conteúdo, a Frini abordou os mais importantes tópicos sobre ser fã e sobre literatura em geral. Desde abordar mais a fundo o que é a literatura YA, passando pela Teoria dos Dois Gatinhos (uma das minhas partes preferidas! #TeamPeeta, sempre!) e chegando até o abominável, porém necessário para a discussão, Preconceito Literário. Julgar os outros nunca é legal, então chega de desmerecer quem gosta de ler coisas diferentes de você. Cada um com o seu gênero literário favorito e menos mimimi, por favor!

Me identifiquei tanto com esse livro que ele ganhou um cantinho especial entre os meus livros favoritos. É impossível um fã de histórias, principalmente de literatura YA, não se apaixonar por Sou fã! E agora?. Enquanto eu lia, balançava a cabeça pra concordar com alguma passagem, ria de algum comentário feito pela autora e deixei até algumas lágrimas escaparem junto com aquele sentimento de angústia ao ler o capítulo sobre as personagens que morrem nos livros. Como disse a própria Frini, mesmo que a angústia seja fictícia, não quer dizer que ela não seja real.

Obrigada Frini por colocar em palavras o que cada um de nós fanáticos sente ao abrir um novo livro e emergir em uma nova história. É muito bom saber que não estamos sozinhos! Agora estou na espera de um Sou fã! E agora? 2, haha ;)

“Obrigada, autor, por ter tanto trabalho para escolher as palavras certas, por consideração à história e a todos nós leitores, que vão embarcar com você nessa aventura. Obrigada por vencer as páginas em branco e transformá-las em algo sem o qual eu não funciono direito.”


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*