domingo, 18/08/2019
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “A garota dele”, de Simone Elkeles

Resenha: “A garota dele”, de Simone Elkeles

Resenha A garota deleLivro: A garota dele(#02)
Série: Wild Cards
Autor: Simone Elkeles (@SimoneElkeles)
Páginas: 304
Editora: Globo Alt
Tradução: Fabienne Mercês
Resenha por: Bru Fernández
Comprar: Saraiva Submarino Amazon + ofertas

A garota dele é o aguardado spin off de Amor em jogo, de Simone Elkeles. No livro, a autora best-seller explora a história conturbada de amor e de amizade entre Monika e Victor, personagens já apresentados no primeiro livro.

Victor Salazar tem má fama no colégio por causa das brigas em que se envolve e por suas notas baixas. À parte as impressões superficiais, Victor tem um bom coração e está sempre tentando proteger as pessoas que ama. Filho de mexicanos, o garoto não tem uma boa relação com o pai e vive com o dilema angustiante de ser apaixonado por Monika, a namorada de seu melhor amigo Trey.

Inteligente e educado, Trey parecia ser o par perfeito para Monika, mas assim que o terceiro ano começa, ele deixa o namoro em segundo plano para se dedicar às missões de se tornar o primeiro da classe e vencer o campeonato estadual de futebol. O relacionamento dos dois começa a esfriar e alguns acontecimentos surpreendentes vão aproximar Monika do “bad boy” Victor.

Com capítulos intercalados, que narram a história sob a perspectiva ora de Monika ora de Victor, o romance preserva o ritmo de suspense e também a complexidade e os desejos de cada um dos personagens. Assim como em Amor em jogo, Simone Elkeles apresenta uma linguagem descontraída ao mesmo tempo em que constrói um enredo profundo e comovente, no qual discute questões como família, amadurecimento e princípios.

ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro da série e a resenha pode conter spoilers! Confira nossas resenhas anteriores dessa série, clicando na capa desejada:

“Algumas vezes você tem que sair da sua zona de conforto para se sentir viva.”

Finalmente a tão aguardada continuação/spin-off de Amor em jogo chegou ao Brasil! A garota dele é o segundo livro da série Wild Cards, de Simone Elkeles. O livro tem mais cara de spin-off porque há uma mudança das personagens centrais dessa história, nela os principais são: Victor Salazar e Monika. Ele é um jovem durão cheio de problemas na família que está apaixonado por Monika, uma de suas melhores amigas.

O grande problema é que Monika é a namorada de Trey, o melhor amigo de Victor. E Victor é um cara tão leal ao grande amigo que ele passa praticamente o livro inteiro se culpando pelos seus sentimentos. À primeira vista, Monika e Trey parecem o casal perfeito, que foram feitos um para o outro, o jogador de futebol americano, rico, inteligente, popular, futuro orador da turma e a linda garota com o corpo perfeito que é co-capitã das animadoras de torcida do colégio. Mas a gente sabe muito bem que as aparências podem enganar com muita facilidade, não é mesmo?!

Trey não chega nem perto da imagem de Sr. Certinho que ele tenta passar. Claro, cada pessoa tem seus motivos para viver a vida como deseja, mas os motivos de Trey me pareceram bem egoístas. Desde o início, a cada virada de página, fui pegando uma birra enorme dele, principalmente pela forma como ele trata Monika. Ele é arrogante e prepotente e, infelizmente, acaba enveredando por um caminho bastante complicado e muitas vezes sem volta. Se apenas ele fosse sincero consigo mesmo e seus melhores amigos…

Além de lidar com o cliché de um triângulo amoroso, a autora ainda aborda assuntos mais delicados e importantes que merecem destaque na literatura YA: o uso de drogas para melhorar desempenho físico e mental e as consequências disso e como lidar com a artrite juvenil. Monika sofre de artrite mas tem medo de contar aos amigos e até mesmo ao namorado sobre sua condição e limitações por medo que eles a tratem como uma inválida. Além de representar a doença, a autora nos “ensina” a lidar com pessoas que possuem algum tipo de limitação, nosso papel é ajudar e compreender.

O enredo ainda conta bastante com o tema família, já que as família das personagens principais são bem diferentes umas das outras. Monika conta com o apoio de seus pais a todo momento. Já Victor tenta preencher o lugar de sua mãe, que mora longe, no México, enquanto cumpre seu papel de irmão mais velho e ainda tenta a qualquer custo agradar um pai negligente que não está nem aí pra ele e só sabe criticar as atitudes e escolhas do filho.

Apesar de ter um enredo bem levinho, o livro consegue abordar todos esses temas bem sérios de forma natural. Só fui perceber a profundidade de algumas questões quando já estava completamente envolvida na leitura. Ah! E pra quem estava com saudades de Ashtyn e Derek (os protagonistas do livro anterior), assim como eu, eles parecem bastante nesse livro! Se você ainda não conhece os livros da Simone Elkeles e curte um romance leve, jovem e divertido, pode se aventurar na leitura de Amor em jogo e A garota dele, que é sucesso garantido!

“A única garota que quero é a única que não posso ter. A garota dele.”


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

2 comentários

  1. Evilane Oliveira

    Terão outros livros? Como do Jet, por exemplo?

  2. Oi Evilane! Por enquanto é apenas uma duologia mesmo! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.