Livro: Le Chevalier: Arquivos Secretos
Série: Arquivos Secretos Vol. I
Autor(a): A. Z. Cordenonsi | azcordenonsi
Ilustrador: Fred Rubim
Páginas: 64
Editora: AVEC
Resenha por: Monique Marie
Comprar: Saraiva Cultura Amazon + ofertas
A França lidera a Revolução Industrial em um mundo steampunk e o espião Chevalier é o principal agente do Bureau Central de Inteligência e Operações, protegendo o Império Francês contra seus inimigos.Nas duas histórias recheadas de aventura, espionagem e reviravoltas deste volume, Chevalier e Persa, seu desbocado companheiro, precisam capturar um assassino em série e desbaratar uma conspiração que ameaça todo o delicado equilíbrio político europeu.
“Mas a grandeza atrai a cobiça, a conquista desperta a inveja e a riqueza é um chamariz para os escroques e velhacos de todo um continente.”
Já quero adiantar que a resenha não abordará a história em si, pois uma HQ com 64 páginas e uma sinopse bem elaborada não deixa espaço para que possa contar qualquer episódio sem ser um baita de um spoiler!
Mais uma vez parabenizo a AVEC por sua qualidade extraordinária na produção de uma HQ, desde o tamanho das letras nas falas até a qualidade do papel usado. Artur e companhia, parabéns mais uma vez por um trabalho impecável. Ainda na leva dos parabéns vale a menção ao ilustrador Fred Rubim que deu vida à espetacular história de Cordenonsi, Le Chevalier já me era familiar, mas ter as cenas de uma de suas aventuras é imensamente melhor.
Temos aqui duas pequenas histórias do nosso Le Chevalier (mil desculpas ao autor por me sentir um pouco dona das histórias) e seu fiel escudeiro Persa que vão deixar com um gosto de quero mais, principalmente quando se tem um belo ponto de interrogação ao lado do FIM, literalmente. Esse é o primeiro volume de Arquivos Secretos que conta com A besta de Notre Dame e Le Chevalier Contra o Dínamo Rubro.
Para quem não leu o livro de Cordenonsi não se preocupem, a HQ não usa elementos do livro então pode ser lida por qualquer pessoa que se interesse pelo universo steampunk. Eu como leitora e fã posso falar que essas pequenas histórias contribuiram para o aumento do meu amor e também para mais uma vez falar que Le Chevalier não deixa a desejar para quem gosta de Sherlock Holmes. Jamais farei essa comparação de personagens, apenas quero dizer que os apreciadores de grandes enigmas quase indecifráveis podem dar a chance à uma história criada por um brasileiro que estamos no mesmo nível.
Antes de começar a história o autor nos brinda com uma página explicativa dos personagens principais que são: Le Chevalier, Persa, Major Valois, Alexandra e os Drozdes. Mil pontos por isso. Não sei vocês, mas meu personagem preferido acaba sendo Persa, ele não é uma graça? Brincadeiras a parte, ele é sensacional e peça fundamental. Concordam?
Termino minha resenha com o comentário de que esse é mais um 5 estrelas da AVEC e o universo de Le Chevalier precisa ser expandido cada vez mais.