domingo, 26/03/2017
Últimas do LeS:
Capa » Top de Terça » 5 dúvidas para a sequência de “Crave a marca”

5 dúvidas para a sequência de “Crave a marca”

Ok, precisamos falar de Crave a marca. Muita gente não gostou do retorno literário da Veronica Roth, mas eu gostei bastante, como vocês puderam perceber na minha resenha do livro. Mas tive a sensação que muitas coisas ficaram no ar e a autora PRECISA apresentar resoluções para essas dúvidas no próximo livro da série, que será o último, afinal, é uma duologia.

Mas já aviso aqui que esse post contém SPOILERS (revelações do enredo) de Crave a marca. Se você ainda não leu esse livro, siga em frente por sua conta em risco!

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Quer mesmo continuar? Depois não diga que não avisamos!

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Ok, vamos lá!

#01

Cyra Noavek e a tranca genética
Na primeira vez que Cyra não conseguiu abrir a fechadura genética que Ryzek instalou em seu quarto achei estranho e fiquei com a pulga atrás da orelha. E a personagem também, tanto que ela se questiona sobre isso mais para o fim da história. Por que raios Cyra não consegue abrir uma fechadura geneticamente programada para a família Noavek? Ela foi adotada ou uma filha que Ylira teve fora do casamento?

– Trancas que, nós dois sabemos, você não pôde nem pode abrir.

#02

Afinal, Lazmet Noavek está mesmo vivo?
Uma das revelações mais 😮 que Ryzek faz a Cyra perto do final é que o pai dele está, na verdade, vivo. Será que podemos confiar em Ryzek e nessa afirmação? Se Lazmet está mesmo vivo, por que ele sumiu do mapa e, literalmente, se fez de morto? Qual o ganho com essa mentira?

Mas ainda pude ouvi-lo quando disse:
– Nosso pai… – Ele fez uma pausa e se corrigiu: – Lazmet Noavek ainda está vivo.

#03

Eijeh Kereseth tem salvação?
O quanto as trocas de memórias que aconteceram entre Eijeh Kereseth (o novo oráculo e irmão mais velho de Akos) e Ryzek Noavek afetaram o menino? Ainda há salvação para ele? Quais memórias Ryzek passou para ele? No fim do livro, depois do ato cruel de assassinar Ori Rednalis/Benesit, sua grande amiga, Eijeh entra em estado catatônico. Será que esse ato deu um estalo dentro do jovem?

Quando Akos balançou os ombros do irmão mais velho, ainda assim ele não se moveu, então encostou os dedos no pescoço de Eijeh para saber se estava vivo. E estava. Pulso forte. Respiração forte.

O que nos leva ao próximo item!

#04

Qual era o dom de Ori Rednalis/Benesit?
Em momento nenhum do enredo o dom de Ori é revelado. Ele não é importante ou foi proposital, hein querida Roth? A pista que temos é uma fala de Sifa, também nos capítulos finais do livro. E como ela é um oráculo… ela deve saber de algo que não nos foi revelado!

– Acordado, sim. – Sifa suspirou. – Mas olhando para o vazio, por ora. Não parece me ouvir. Não sei o que Ori fez com ele antes de… bem…

#05

Falando em Sifa Kereseth…
Até onde podemos confiar nessa personagem? Já percebemos que ela manipula Akos nesse volume para cumprir seus desejos e caprichos sem pensar nas vontades do filho, além de ser vaga sobre muitas informações que ela deve possuir… Estou com o pé atrás com ela.

– Desculpe, Akos – disse ela, e ele não sabia ao certo se ela estava se desculpando por falar demais ou por outra coisa, mas, na verdade, não importava.

E você, ficou com mais alguma dúvida que você deseja que a autora esclareça na sequência de Crave a marca? Divide com a gente nos comentários!

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

2 comentários

  1. Olá, muito bacana esse post *-*

    Sobre a dúvida 01, há uma parte em que há dançarinas Ogranas se apresentando, e uma delas, no final da apresentação olha para Cyra, olha para suas manchas e diz “definitivamente, uma descendente ograna”. Não é bem essas palavras, mas a dançarina comenta isso. Mais perto do final do livro, Ryzek também comenta que ela não tem sangue Noavek, que somente ele tem sangue puro dos Noavek. E considerando que pelo livro rola os boatos de que todos os povos são miscigenados, dá a entender que Cyra foi adotada (da mesma forma que Akos, já que ele tem sangue Shotet).

    Sobre a 02, só posso especular: Ryzek é um bom jogador, não vai ceder tão fácil. Mas é possível que o pai dele tenha fingido a morte para poder caçar os exilados e, quem sabe, encontrar eles de verdade. Mas não sei, pode ser blefe né? haha

    Sobre a Sifa, eu acho que ela pode ser tipo um Dumbledore, saca? Ela talvez já tenha visto todas as versões prováveis do futuro e esteja manipulando-o para conduzi-lo da forma certa, para que a opressão dos Shotet seja destruída de uma vez por todas (da mesma forma como Dumbledore manipulou Harry para no final, esse, vencer a batalha sem saber que venceria).

    O jeito é esperar o próximo livro haha

    Abraços.

  2. Boa, Reinaldo! Não lembrava das dançarinas Ogranas, é uma pista ótima que eu deixei passar! Mas porque será que ela foi adotada?

    Ryzek é um excelente jogador apesar de ser um covarde e anda não sei se confio cegamente em Sifa. Só espero que a autora responda a todas essas questões de forma satisfatória, ou vou enlouquecer hahahahhaha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*