quarta-feira, 22/11/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas Fora de Série » Resenha: “Só por uma noite”, de Mônica e Monique Sperandio

Resenha: “Só por uma noite”, de Mônica e Monique Sperandio

Só por uma noiteLivro: Só por uma noite
Autor: Mônica e Monique Sperandio
Editora: Novo Conceito
Páginas: 189
Tradução:
Resenha por: Monique Marie
Comprar: Saraiva Cultura Amazon

Uma noite. Quatro amigas. Muitos segredos. Uma lista.

– Ir para um cemitério no meio da noite (ok)
– Mudar completamente o visual (ok)
– Descobrir um terrível segredo sobre suas amigas (ok)
– Confessar que está apaixonada pelo seu melhor amigo (ok?)

Samanta Calliari tem vivido com medo durante a sua vida toda. Por causa disso, ela tem se privado de viver intensamente. Uma prova dessas privações é a paixão secreta que Sam tem pelo seu melhor amigo, Gustavo. Só que ela não está sozinha nessa. Suas três melhores amigas, Nat, Marina e Daphne, também sentem medo. Elas irão acompanhar Samanta na noite mais reveladora de suas vidas, onde enfrentarão seus maiores medos, devido a uma lista de desafios deixada para elas cumprirem.

Então o que, possivelmente, poderia dar errado na tão esperada noite das quatro amigas? Quase tudo, é claro. Declarações de amor frustradas, verdades engasgadas e loucuras em cada item da lista as aguardam nessa noite.

Para sobreviver a lista de desafios e para revelar a verdade para suas amigas, Samanta vai precisar de toda a sua coragem. Mas como ela irá fazer isso se toda vez que é corajosa algo a sua volta desmorona?

É um livro totalmente teen e se você estiver em uma fase “cult” tenha a certeza que o odiará com todas as suas forças e passará horas perguntando “Deus, porque eu li isso”? Mas se você não é mais teen e consegue tirar de um livro tudo o que ele tem de bom a oferecer eu digo que vale a pena.

Analisando friamente as autoras não tem uma escrita lá muito boa, pelo menos não nesse livro. Elas tinham uma história que poderia ser explorada em todos os âmbitos possíveis e não o fizeram, apenas cumpriram o prometido de te explicar o que é a tal lista, porque a lista existe, porque as amigas teriam que cumprir os tópicos e o que de tão absurdo elas escondiam uma das outras. Isso é feito mesmo eu esperando mais, muito mais.

Você entende todos os personagens como adolescentes com alguns problemas, que criam escudos para se protegerem e que desabam as vezes, nada profundo e nada de novo. Posso colocar essa definição em todos os personagens que cai direitinho. Então se a sinopse te interessou e você quer um livro de leitura fácil e rápido, vai fundo. Se você está em dúvida e não se importa em saber mais do que deveria, continue comigo na resenha.

SPOILER SPOILER SPOILER

Porque eu li? Porque eu sou curiosa ao extremo e descobri que quem deixou a lista é a amiga da turma que morreu há menos de 5 meses e uma das minhas grandes amigas passou por uma perda desse nível há alguns anos. Minha curiosidade me consumiu para saber como as autoras levariam essa ideia adiante e me coloquei no lugar de uma das amigas. Definitivamente eu faria uma loucura dessa por uma amiga minha com uma lista bizarra, sim eu faria. Eu tenho uma “To Do List” na vida, mas não uma deixada por alguém que se foi e que sabia de todos os segredos de todas as amigas. Me vi na situação desse grupo de amigas onde todas são muito próximas, mas também tem seus grupos de amizades além desse. Sendo sincera eu imaginei se algo acontecesse assim com a Pam, a Bru e eu. O que será que uma escondeu da outra durante anos para poupar e que seria revelado em uma noite? O que alguém que se foi deixaria numa lista para ser feito porque achava que seria importante para que a gente prosseguisse a vida? Juro que fiquei pensando nessa hipótese.

Mais uma vez caio no fato que gostaria que as autoras tivessem se aprofundado no assunto, mas eu consigo dar três estrelas por ter feito com que eu parasse para pensar por um bom tempo. Vale sim a leitura e eu gostaria que não fosse em e-book, é um livro para indicar à todos que ainda não entenderam o sentido da real amizade e que nem sempre ouvimos o que gostamos, mas a pessoa foi dura porque gosta de ti. E muito.

Não precisa ser em uma noite, mas é bom deixar alguns medos de lado e dar um passo para frente, não para trás.


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Monique Marie

Publicitária frustrada com o pouco dinheiro da área e admiradora de tudo que envolve a política. Gosta de seriados que tenham serial killers, filmes infantis, fanática por futebol e F1, além de tentar competir com o Dr. Reid (Criminal Minds) quem lê mais rápido. Geralmente não gosta de ler o que está "na moda", adora indicações e ainda acredita que muitos livros se vendem pela capa. Não se separa de seu amigo rivotril e escreve no mínimo um texto por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*