quinta-feira, 12/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Top de Terça » 5 dicas para criar o hábito da leitura

5 dicas para criar o hábito da leitura

Segundo o Instituto Pró-Livro (IPL), a leitura é um hábito de 56% da população brasileira e para ser considerado um leitor, pela metodologia do estudo, é necessário ter lido ao menos um livro nos últimos três meses. Pensando nisso, o jornalista e escritor Mário Baggio, listou cinco dicas para quem deseja adquirir ou aprimorar o hábito da leitura, mesmo com pouco tempo.

Confira!

#01

Não leia por obrigação.

Leia por prazer, para se divertir, para se distrair, para saber, para conhecer. Comece lendo coisas pelas quais tenha interesse e curiosidade e com as quais se identifique. Vale tudo: gibi, bula de remédio, rótulo de produtos, catálogos, manuais. Aos poucos, sofistique e apure seu gosto, passando para os livros – romances, novelas, contos etc. Aqui também você pode buscar o prazer e a diversão, escolhendo o estilo que mais lhe interesse: ficção, policial, suspense, terror, comédia, poesia, crônica etc.

#02

Estabeleça uma meta

Por exemplo, ler 10 minutos por dia. Quantas páginas podem ser lidas em 10 minutos? 5 páginas? OK. Em 1 mês você terá lido um livro de 150 páginas, que é um volume considerável. Se você ler um livro de 150 páginas por mês, em 1 ano você terá lido 12 livros de 150 páginas cada um.

#03

Se não gosta de textos muito longos, opte por histórias curtas.
Os contos, por exemplo. Contos são textos que contam histórias em poucas páginas, isto é, você lerá uma história inteira com começo, meio e fim em algumas páginas, sem precisar ler um livro inteiro para conhecer toda a história.

#04

Descubra a beleza das bibliotecas e livrarias.
Quando entrar numa delas, pense: Meus Deus, quanto conhecimento há nesse lugar! Quero ficar por dentro de tudo isso. Vou começar a ler já! Faça um teste: entre numa livraria e olhe em volta. Você vai sentir um desejo irresistível de folhear os livros que lá estão.

#05

Busque o seu conforto físico para melhor apreciar a leitura.

Se é deitado que você se sente melhor, então deite no sofá ou na cama; se for sentado, procure a cadeira ou poltrona de sua preferência. Pode também ser em pé, no ônibus ou no metrô. Ou sentado num banco de praça. O importante é sentir o corpo relaxado para melhor “entrar” na história e desfrutar do prazer de ler. Não se esqueça de que a luz do local da leitura também é importante, para não forçar os olhos. E, se gostar, coloque música de fundo. Pense que tudo ao seu redor deve conspirar para que o seu prazer seja completo.

Mário Baggio é jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional, escritor e autor do livro A (extra)ordinária vida real. Atua como redator freelancer produzindo conteúdo para sites, redes sociais, blogs e newsletters. Desde 2014 mantém o Blog Homem de Palavra, onde publica seus textos literários.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*