sexta-feira, 13/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Lançamentos » Lançamentos Autêntica Infantil e Juvenil – junho/2017

Lançamentos Autêntica Infantil e Juvenil – junho/2017

Alice através do espelhoLivro: Alice através do espelho
Autor: Lewis Carroll
Tradução: Márcia Soares Guimarães
Comprar: Cultura Amazon

Depois de cair na toca do Coelho Branco e de viver aventuras mágicas no País das Maravilhas, Alice, curiosa como sempre, resolve investigar o que existe atrás do espelho que fica acima da lareira de sua casa.

Não se sabe como, consegue passar através do espelho e sair num mundo completamente diferente, meio maluco, até, com um terreno marcado como um tabuleiro de xadrez. Ali, encontra figuras excêntricas e surpreendentes como o Rei e a Rainha brancos e o Rei e a Rainha vermelhos do jogo de xadrez, o Coelho Branco, Tweedledum e Tweedledee, Humpty Dumpty, flores que falam, bichos e muitos outros seres fantásticos.

E é com eles que Alice vive situações engraçadas ou estranhas, ou perigosas, ou absurdas, sempre de maneira natural e sem estranhamentos. Tudo isso comandado pelas regras do jogo de xadrez, que a menina deve seguir para chegar ao seu destino e realizar seu sonho.

Arte e manhas do JabutiLivro: Arte e manhas do Jabuti
Autor: Wilson Marques
Ilustração: Taisa Borges
Comprar: Cultura Amazon

Neste livro, o escritor maranhense Wilson Marques revisita a Amazônia – reduto do povo guajajara, um dos maiores grupos indígenas do Brasil, que integra a grande família linguística tupi-guarani – e recria algumas histórias do esperto quelônio, ainda correntes no caudaloso rio da tradição oral do Maranhão.

A aposta do Jabuti com o Gambá, conto que inaugura a coletânea, traz a onça como adversário. O desafio é entrar e sair de uma árvore mágica, que abre e fecha sob o comando do Jabuti.

O segundo conto, O Jabuti e o Veado, é clássico e figura em diversas coletâneas em versões muito parecidas. Em ambos, o Veado é derrotado pelo lento Jabuti, que espalha outros de sua espécie pelo trajeto.

O tradicionalíssimo conto da festa no céu reaparece sob o título O Jabuti vai à festa do Urubu. O grande achado dessa versão é que nela figura, além do Jabuti, o Sapo, situação bastante incomum.

No conto seguinte, O Jabuti e a Onça, esta é a adversária do Jabuti no clássico duelo da esperteza contra a força bruta.

O Jabuti, a Onça e os anajás dialoga com o conto O Cágado e a fruta, colhido em Sergipe por Sílvio Romero, com diferenças sutis. Mais uma vez, a esperteza do Jabuti engana a Onça, que quer devorá-lo.

No último conto, O casamento do Jabuti com a Mucura, repete-se o clássico duelo da esperteza contra a força bruta.

Sobre Kinina

Formada em Hotelaria e Análise de sistema, mas trabalha com Atendimento em uma agência publicitária. Passo o tempo lendo, assistindo seriados, ouvindo música e tendo ideias malucas. Vai que um dia alguma dá certo e ela fica rica e famosa...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*