quarta-feira, 18/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Sagas » M » Marcelo Rubens Paiva

Marcelo Rubens Paiva

por Marcelo Rubens Paiva

Os lançamentos dessa série ainda estão em andamento no Brasil, pela editora Alfaguara.

#01 Feliz Ano Velho (2015)

Resenha: Leia e comente
Tradução:
Skoob: Adicione na sua estante
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Americanas Amazon

Feliz Ano Velho

Feliz ano velho é o primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva. Aos vinte anos, ele sobe em uma pedra e mergulha numa lagoa imitando o Tio Patinhas. A lagoa é rasa, ele esmigalha uma vértebra e perde os movimentos do corpo. Escrito com sentido de urgência, o livro relata as mudanças irreversíveis na vida do garoto a partir do acidente. Ele é transferido de um hospital a outro, enfrenta médicos reticentes, luta para conquistar pequenas reações do corpo. Aos poucos, se dá conta de sua nova realidade, irreversível. E entende que é preciso lutar. O texto expressa a irreverência e a determinação da juventude, mesmo na adversidade, e a compreensão precoce “de que o futuro é uma quantidade infinita de incertezas.


#02 Ainda estou aqui (2011)

Resenha: Leia e comente
Tradução:
Skoob: Adicione na sua estante
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Americanas Amazon

Ainda estou aqui

Trinta e cinco anos depois de Feliz ano velho, a luta de uma família pela verdade Eunice Paiva é uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, a seguir torturado e morto. Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas. Nunca chorou na frente das câmeras. Ao falar de Eunice, e de sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento negro da história recente brasileira para contar — e tentar entender — o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971.


Site oficial da série: não tem


AUTOR/AUTORES:

Marcelo Rubens Paiva nascido em São Paulo em 1959, aos 11 anos de idade sofreu o primeiro grande baque de sua vida: o desaparecimento do pai (o ex-deputado federal Rubens Paiva) pela ditadura militar.Um despertar violento da consciência política. Estudou na USP e Unicamp. E então aos 20 anos de idade , ele sofreu o segundo grande baque: um acidente que o deixou tetraplégico. Hoje, com muita fisioterapia, voltou a locomover as mãos e os braços.

Site oficial: blogs.estadao.com.br/marcelo-rubens-paiva
Twitter: @marcelorubens
Facebook: Curtir
Outras sagas cadastradas no LeS: não tem


Última atualização: 22/11/2015 - 08:39